O limite para as curvas ( GP do Bahrein)

Posted: terça-feira, 13 de julho de 2010 by Abra o olho jOoOvem... in
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 A pista, localizada 30 km ao sul da capital Manama, é mais uma das assinadas pelo arquiteto alemão Hermann Tilke, e provavelmente a menos inspirada delas. Concebida num momento histórico especialmente escasso em ultrapassagens, fica nitída a ideia orientadora de que obrigatoriamente uma pista deveria ostentar longas retas precedidas e seguidas por curvas de baixa velocidade.
A pista do Bahrein é bastante larga e repleta de áreas de escape. Há também a possibilidade de seis traçados diferentes, variando em extensão de 2,55 a 6,4 km. O traçado utilizado no GP gira no sentido horário, tem exatos 5.412 km e 15 curvas - 9 das quais para a direita, a velocidade média fica na ordem dos 210 km/h, e o GP é disputado em 57 voltas totalizando a distância de 308.238 km.
As curvas 9 e 10 são certamente o ponto-chave da volta, até porque antecedem mais um longo trecho de aceleração. Ou seja, quem porventura tracionar mal na saída da 10, terá prejuízo pelos próximos 500 metros. Ao fim desta reta média, na qual os carros atingem cerca de 285 km/h, começa a principal sequência de curvas seletivas de alta velocidade. A curva 11, tomada à esquerda e também com dupla tangência, é feita em subida. Neste ponto contam muito o acerto mecânico do carro e a perícia do piloto, pois tanto a curva 11 quanto a 12 (percorrida à direita) não são feitas com aceleração plena. Trabalha-se efetivamente com o limite de aderência do carro. E como as curvas são longas, acabam representando um ponto importante na busca pelo melhor tempo de volta.
Ao fim da curva 12 há mais uma pequena reta, cujo ponto médio delimita o fim do segundo setor. Resta então a curva 13, de 90º à direita, mais uma longa reta, e nova curva com dupla tomada à direita, dividida para fins de nomenclatura entre as curvas 14 e 15, ambas bastante simples.


         Fonte:http://ultimavolta.com/formula1/analises/2009_04_25_A_previa_tecnica_do_GP_do_Bahrein.html

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