Microgravidade

Posted: sexta-feira, 4 de junho de 2010 by Abra o olho jOoOvem... in
0



A ausência de peso sentida nas maioria das naves espaciais não é ocasionada devido à maior distância da Terra: a aceleração de um corpo sob ação da gravidade em um altitude de 100 km é apenas 3% menor que a mesma na superfície de Terra. A ausência de peso significa umaForça G igual a zero ou um peso aparente igual a zero: a aceleração ocorre apenas devido à gravidade, em oposição aos casos onde outras forças estão atuando, incluindo as seguintes situações:
Uma pessoa em pé no chão, ou sentada em uma cadeira ou piso (a gravidade é cancelada devido à reação proveniente do chão).
Vôo em um avião (a gravidade é cancelada pela sustentação que as asas provêem) - veja abaixo as trajetórias especiais que são uma exceção a este caso.
Reentrada atmosférica, aterrisagem em um pára-quedas: a gravidade é eliminada pela resistência do ar.Durante uma manobra orbital em uma nave espacial. O foguete provê propulsão.
Em uma visão geral o O termo microgravidade é também utilizado, pois a ausência de peso em uma nave espacial ou em um container não é perfeita. As causas disto incluem:
A redução da gravidade em 1 ppm para cada aumento de 3 metros na altura.Em uma nave espacial, a força centrípeta necessária é maior no lado superior.
Apesar de muito fina, existe uma pequena camada de ar no nível orbital, o que causa uma desaceleração devido à fricção.
O "peso" causado pelos dois primeiros itens não tem a (força tidal) é direcionado para fora da nave espacial, sendo este proveniente do aumento da distância com relação à Terra, Os pontos mais distantes da Terra dentro da nave sofrem uma maior ação desta força que o seu centro de gravidade, que está mais próximo da Terra.
O símbolo da microgravidade, µg, foi utilizado na insígnia da missão espacial STS-107, pois esta missão foi dedicada a pesquisas sobre a micro gravidade.

0 comentários: